webmail
CCAMP • Coleção de Campylobacter

Serviços

Manutenção e Preservação de culturas

O acervo da CCAMP é criopreservado, com armazenamento em freezer -70ºC e em nitrogênio líquido. As linhagens, encontram-se disponíveis para o fornecimento a profissionais interessados em desenvolver pesquisas com o gênero bacteriano Campylobacter.

Fornecimento de Linhagens Bacterianas

As linhagens são fornecidas gratuitamente a partir da requisição de um cliente, não sendo comercializadas. Somente instituições públicas ou privadas, com atividades de pesquisa e/ou ensino reconhecidas são consideradas clientes da CCAMP, que não atende a solicitações de fornecimento de linhagens bacterianas realizadas por pessoas físicas, de acordo com as normas de biossegurança e da gestão da qualidade.

Antes de cada fornecimento a outras instituições de pesquisa e/ou ensino, todas as linhagens pertencentes à CCAMP são avaliadas quanto à pureza e à morfologia celular característica de sua forma viável e cultivável, ou seja, apresentando morfologia típica como bastonetes curvos, espiralados ou em forma de “S”.

Após os testes e seguindo as normas vigentes de biossegurança e de gestão da qualidade, as culturas bacterianas são preservadas em tubos contendo meio de cultura apropriado e são encaminhadas aos clientes sob condições adequadas e obedecendo às normas de segurança para transporte de material biológico.

A solicitação é feita mediante o preenchimento e envio do Formulário de Solicitação de Material Microbiológico que pode ser obtido junto ao curador ).

Depósito de Linhagens Bacterianas

A CCAMP também oferece o serviço de depósito de linhagens provenientes de laboratórios externos, mediante o encaminhamento da solicitação por escrito pelo cliente depositante.

As categorias de depósito são:

  • Depósito aberto (acervo de acesso público).
  • Depósito restrito (fornecido com autorização do depositante).
  • Depósito fechado (depósito confidencial).

Caracterização Taxonômica

Além da preservação das linhagens de Campylobacter, a CCAMP realiza serviços especializados de identificação taxonômica para seus clientes. Essa identificação poderá ser baseada na pesquisa de características fenotípicas suficientes para a inserção de micro-organismos no táxon de gênero e/ou envolver a pesquisa de características mais específicas, através de métodos discriminatórios atuais, que aliados aos métodos clássicos, citológicos, bioquímicos, fisiológicos e sorológicos, complementarão a identificação até os níveis de espécie e de biótipo dos grupos bacterianos.

Análise genotípica

A análise genotípica é realizada com base nas metodologias de análise de perfil plasmidial, amplificação de regiões inespecíficas do DNA bacteriano e a utilização de métodos moleculares para taxonomia e pesquisa de genes de virulência e de resistência a antimicrobianos.

As solicitações são feitas mediante o preenchimento e envio do Formulário para Solicitação de Identificação, Autenticação e Depósito que pode ser obtido junto ao curador ().


© 2018 Coleção de Campylobacter, Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz